Ucrânia: saiba tudo e viaje tranquilo :)
A Ucrânia é um país localizado no Leste Europeu. Foi parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) até o início da década de 1990.
Seu território é bastante grande. Por isso, os deslocamentos entre locais de interesse do viajante podem ser longos.
Tomemos como exemplo uma viagem da capital Kiev até Lviv, uma das cidades consideradas mais belas da Ucrânia, localizada no oeste do país: são mais de 500 km de viagem.
Da ponta leste até a oeste do território ucraniano são mais de 1500 km. Os deslocamentos podem ser realizados facilmente pelo ar, através das companhias aéreas regionais da Ucrânia.
Se sua viagem for com deslocamentos apenas por terra, reserve bastante tempo para conhecer todas as principais atrações da Ucrânia, que é muito mais que a capital Kiev.
Booking.comNeste post você encontra:
Capital
Kiev – em ucraniano Київ (Kyiv).
É uma cidade GRANDE, movimentada, com um contraste entre o centro antigo e prédios modernos da área mais nova.
Em Kiev temos uma parte alta e uma baixa.
O circuito do centro antigo está na parte alta. Se você quiser mais modernidade, a parte baixa de Kiev é o seu lugar.
Kiev é bem interessante, mas grande e um pouco complicada de conhecer em pouco tempo. Estive lá em minha mais recente viagem pela Europa e constatei que Kiev é uma cidade “para os fortes” rs…
A barreira idiomática existe. Não é como no interior da Ucrânia, da República Tcheca ou em Belarus, por exemplo. Mas existe.
Booking.comLviv
Se tiver que escolher um lugar da Ucrânia para visitar, pense fortemente em Lviv. É uma cidade não muito grande, possui um centro bem charmoso e espaços públicos bem preservados.
É uma cidade jovem, que possui muitas opções de diversão. Seu tamanho compacto proporciona maior facilidade de deslocamento e de aproveitar o que de melhor a cidade tem.
Localização Geográfica
Leste da Europa.
Fronteiras
Polônia
Eslováquia
Hungria
Romênia
Moldávia (Moldova)
Belarus (Bielorrússia)
Rússia
Compre AQUI passagens aéreas promocionais
O território ucraniano é banhado pelo mar em sua parte sul.
As cidades mais conhecidas são Odessa, à beira do Mar Negro e Mariupol, banhada pelo Mar de Azov – a sul da cidade de Donetsk.
Dá pra pegar praia na Ucrânia? Claro que dá!
Em Odessa estão algumas das praias mais utilizadas pelos ucranianos.
Até 2014 a Península da Criméia fazia parte da Ucrânia. Uma disputa com a Rússia deu o controle dessa área aos russos.
A situação na região não é das mais tranquilas atualmente, mesmo já tendo passado cinco anos das rusgas diplomáticas. É melhor evitar a região.
Na parte norte a Ucrânia, quase fronteira com Belarus, está a região de Chernobyl, onde em 1986 ocorreu um dos maiores desastres nucleares da história.
Até hoje são encontrados níveis de radiação elevadíssimos por lá. Porém, a natureza parece estar dando sinais de vida naquele pedaço sofrido da Ucrânia.
Animais há muito tempo não vistos, estão voltando para a região.
O turismo está em ascensão naquela parte do país. Uma minissérie recente acabou por aflorar em muitos turistas a vontade de conhecer Chernobyl, mesmo ainda não sendo muito recomendado.
Principais cidades turísticas
Kiev
Lviv
Odessa
Kharkiv
Idioma
Ucraniano e Russo.
Moeda: Hryvnia (UAH). O símbolo da Hryvnia é ₴
E como falar o nome dessa moeda? Manda um GRÍVNIA que tá tudo certo 🙂
Ah, pé muito comum encontrarmos o símbolo ” грн ” antes dos preços.
É como se fosse o nosso “R$”.
Temos moedas e notas de Hryvnias? SIM! Temos!
Notas de: 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 Hryvnias.
Moedas de: 1, 2, 5, 10, 25, 50 kopiyok (equivale aos centavos).
Também existem moedas de 1 (uma) Hryvnia.
As cédulas que eu peguei eram “bem usadas”, aparência de velhas.
Os rostos que figuram nas cédulas não têm uma aparência muito amigável. Até dá medo rs…
Câmbio:
Em Kiev eu encontrei alguns lugares para trocar Euros. É fácil.
Usei os serviços de duas casas de câmbio.
A cotação era muito boa em ambas (comparando com os valores que vi no UOL Cotações antes de trocar dinheiro).
Existem casas de câmbio nas ruas e também dentro de supermercados, como se fossem aqueles guichês de venda de bilhetes de metrô/trem/ônibus.
Principais aeroportos
Aeroporto de Kiev – Boryspil (KBP) – “Міжнародний аеропорт ‘Бориспіль'” em ucraniano… ou “simplesmente” ‘Бориспіль‘
Este aeroporto é o maior e mais importante da Ucrânia.
Localizado a quase 30 km do Centro de Kiev, o KBP é responsável por mais de 62% das movimentações de passageiros no país.
No aeroporto de Kiev – Boryspil existem duas pistas para pousos e decolagens, com elevação de 130 metros.
O KBP recebeu no ano de 2018 mais de 12 milhões e meio de passageiros.
Mais de 60 companhias aéreas (entre ucranianas e estrangeiras) atuam no Aeroporto de Kiev – Boryspil.
Cerca de 120 rotas passam pelo KBP, ligando o país ao restante da Europa oriental e ocidental, além de Ásia e Oriente Médio.
Trata-se de um importante hub na região do Leste Europeu, possibilitando fácil ligação com Alemanha, Polônia, Belarus, Lituânia, Letônia, Geórgia, Azerbaijão, Turquia e outros países.
No Aeroporto de Kiev – Boryspil eu pude observar aeronaves majoritariamente das ucranianas UIA (Ukraine International Airlines), na qual voei em dois trechos e da Azur Air Ukraine (nada a ver com a brasileira Azul ou com a antiga Águile Azur, da França.
Além destas companhias, operam em Boryspil algumas pouco conhecidas e umas que eu nunca havia ouvido falar, como as ucranianas Bukovyna Airlines, Wind Rose e Yan Air.
Como pudemos ver em poucas frases, mencionei cinco companhias aéreas da Ucrânia. O Brasil está deixando muito a desejar no que diz respeito a opções de escolha de companhias aéreas.
Atualmente temos apenas a Latam, a Gol, a Azul e a Passaredo (agora com o nome de VoePass). Varig, Vasp, Ocean Air, BRA, Trans Brasil, Webjet e Avianca ficaram na história. Mas isso é tema para outro post.
Aeroporto Internacional de Kiev – Zhuliany (IEV)
Міжнародний аеропорт «Київ» em Ucraniano (ou “simplesmente ‘Жуляни‘ -> →DECIFRANDO UM POUQUINHO DE UCRANIANO: Жуляни: este K dobrado, um “de costas” para o outro, tem a pronúncia parecida com a do “J”. Já o ‘y’ equivale ao “U”. Este quase número ‘pi’ é o “L”. Já o ‘R ao contrário’ sempre terá som de “YA”. Finalizando: o H equivale à letra “N” e o ‘N’ AO CONTRÁRIO sempre terá o som de “I”, de igreja).
O Aeroporto Igor Sikorsky está localizado a cerca de 7km do Centro de Kiev. É o aeroporto de mais fácil acesso da capital ucraniana.
Fundado em 1952, o Zhuliany recebe voos nacionais e internacionais. A vantagem do IEV é a proximidade de Kiev. Na verdade o Zhuliany é um bairro da capital ucraniana. Então, você não precisa se deslocar muito para tomar seu voo.
Já o Boryspil é beeem distante!
Continuando, o Aeroporto de Kiev – Zhuliany liga a Ucrânia com vários países da Europa, por exemplo Itália, Espanha, Polônia, Alemanha, Hungria, Belarus, Chipre, Áustria, Lituânia, Dinamarca, Portugal, Grécia, Inglaterra, Estônia, Eslováquia, Azerbaijão, Geórgia.
Há ligação, também, com a cidade de Hurghada, no Egito. Não consegui determinar se esta rota é sazonal ou se funciona durante o ano todo. Atualizarei este post quando tiver certeza.
Leia também: → Você sabe o que significam as siglas dos aeroportos?
Dados importantes para sua viagem à Ucrânia
Precisa de Passaporte: Sim.
Validade do Passaporte: Deve ser válido por mais 180 dias após a entrada.
Uma página deve estar em branco para uso das autoridades de imigração ucranianas.
Vacinas: Não há exigências específicas.
Visto de turista: Dispensa visto para brasileiros por até 90 dias.
Seguros
O seguro para a Ucrânia NÃO É O MESMO feito para uma viagem para os países mais tradicionais da Europa, aqueles que fazem parte do Espaço Schengen.
Por isso, É OBRIGATÓRIO contratar um seguro específico que cubra também países que não fazem parte deste Espaço, a Ucrânia, por exemplo.
Contrate AQUI EM BAIXO seu seguro viagem com uma de nossas parceiras e viaje tranquilo (a)!
Contrate AQUI seu seguro viagem para a Ucrânia e outros países da Europa e viaje tranquilo.
O SEGUROS PROMO e a REAL SEGUROS são os melhores e mais confiáveis sites de vendas de seguros viagem. Contrate e ajude o EMBARCANDO.COM a continuar publicando dicas gratuitas de viagem.
Bom dia. Sou luso brasileiro e moro/trabalho no Reino Unido. Quero ir visitar a Ucrania agora em Fevereiro… e conhecer cidades como Kiev, Mariupol, Berdianski, Melitopol. Acredito que seja mais viavel alugar um carro para fazer esses trajetos tendo em vista que as distancias nao sao muito grandes para ir de aviao. O que voce acha a respeito. Desculpe se nao tenho acentuacao nas minhas palavras, mas o teclado que uso eh de um laptop que comprei aqui na Escocia esse ano. Vi que eh um destino relativamente barato saindo daqui do Reino Unido. Como vou ter 15 a 20 dias de ferias e ja conheco outros paises da Europa… resolvi conhecer o leste europeu. Estava pensando em ir para a Russia… mas depois da copa do mundo (e as famosas piadas dos brasileiros com a populacao local – inclusive com mulheres) achei melhor ir em outra oportunidade. Nessas cidades que citei, quero reservar quarto em hotel ou apartamentos pelo booking.com que tenho visto serem muito bons pelo custo – beneficio. Fevereiro ainda estara frio na regiao… possivelmente com neve mas frio na Escocia e frio na Ucrania… as comparacoes que tenho visto nao sao muito grandes. O que voce poderia me recomendar a mais? Tenho passaporte brasileiro e o portugues!! Sei falar ingles mas vi que em alguns lugares terei que usar talvez um tradutor, porque so devem falar russo. Obrigado desde ja pelas informacoes que vi escritos aqui. Ja adicionei seu website como favorito!! Obrigado
Olá! Desculpe a demora. Espero que ainda possa te ajudar.
Realmente viajar por terra, com carro alugado, pode ser uma ótima ideia para uma viagem como a tua.
A Ucrânia é um destino barato tanto para a estadia/manutenção por lá como para voos, principalmente para vocês que vivem na Europa… Reino Unido é melhor ainda rs
Faça seu roteiro e verifique voos para os aeroportos KBP (o principal da capital, mas longe do Centro), IEV (próximo ao centro e que recebe voos de Stansted e Luton).
Verifique também o aeroporto de LVIV (LWO) no oeste da Ucrânia. Tem muitos voos low cost para lá.
Pode ser uma bela porta de entrada ou saída, principalmente para você que vai cruzar todo o país.
Não consegui localizar voos da Escócia pra lá. O mais próximo ali no Leste Europeu que eu vi em uma busca rápida foi de Edimburg para Kaunas, na Lituânia (que não é tão perto da Ucrânia) e algum voo para a Polônia, que não ajuda muito também hehe
Quanto à Rússia, acho que aqueles episódios da Copa devem estar superados e não ser um perigo para nós viajantes brasileiros ou com ligações com o Brasil.
Creio que o frio seja um pouco pior que por aí, mas tenho uma coisa em mente: “para um viajante não existe frio. Existe roupa errada” hahaha (uma brincadeira que sempre faço).
O passaporte português talvez nem possa te auxiliar em algo na fila da imigração, pois pelo que lembro lá não existe aquela diferença para ‘UE e não UE’. A Ucrânia não é membro da União Europeia, pelo que me parece.
Você pode sim encontrar dificuldade com idioma, mesmo o inglês.
Kiev em si é totalmente “adaptada”, com placas em inglês no metrô e em atrativos turísticos. Porém… as pessoas podem não falar ou entender o que falamos.
Se você for para uma região mais longe da capital ou de cidades importantes, pode ser pior. Mas isso não é motivo para não irmos, não é mesmo?
Espero que possa te ajudar com minhas dicas.
Fique à vontade para perguntar o que quiser. Desculpe, novamente, pela demora em responder.
Gostaria de fazer um pedido: eu tenho alguns parceiros no blog, como empresas de seguros viagem, passeios e também com o Booking.com. Se você puder fazer as reservas de hospedagem pelo blog, eu recebo uma comissão que ajuda a manter o site no ar. Então, tenho alguns links espalhados pelo post. Se você puder usá-los, eu te agradeço imensamente.
* Uma dica sobre dinheiro: troque euros/libras por hrvínias nas casas de câmbio. Não use as máquinas do aeroporto de Boryspil. A cotação não é favorável.
* Uma dica sobre hospedagem: um local muito legal é o bairro de PODIL.
* Uma dica de comida: experimente a culinária ucraniana. Pena que não lembro o nome dos pratos que mais gostei.
* Uma dica para a chegada ao aeroporto de Boryspil (BBP): só aceitam Hrvínias no ônibus direto aeroporto/centro. Pague no máximo 4 Euros, nada mais que isso (eles aceitam). Não confie nas conversões deles.
Abraço e boa viagem!!! (se quiser, deixe suas redes sociais para eu acompanhar a viagem 🙂 )
Olá! Desculpe a demora. Espero que ainda possa te ajudar.
Realmente viajar por terra, com carro alugado, pode ser uma ótima ideia para uma viagem como a tua.
A Ucrânia é um destino barato tanto para a estadia/manutenção por lá como para voos, principalmente para vocês que vivem na Europa… Reino Unido é melhor ainda rs
Faça seu roteiro e verifique voos para os aeroportos KBP (o principal da capital, mas longe do Centro), IEV (próximo ao centro e que recebe voos de Stansted e Luton).
Verifique também o aeroporto de LVIV (LWO) no oeste da Ucrânia. Tem muitos voos low cost para lá.
Pode ser uma bela porta de entrada ou saída, principalmente para você que vai cruzar todo o país.
Não consegui localizar voos da Escócia pra lá. O mais próximo ali no Leste Europeu que eu vi em uma busca rápida foi de Edimburg para Kaunas, na Lituânia (que não é tão perto da Ucrânia) e algum voo para a Polônia, que não ajuda muito também hehe
Quanto à Rússia, acho que aqueles episódios da Copa devem estar superados e não ser um perigo para nós viajantes brasileiros ou com ligações com o Brasil.
Creio que o frio seja um pouco pior que por aí, mas tenho uma coisa em mente: “para um viajante não existe frio. Existe roupa errada” hahaha (uma brincadeira que sempre faço).
O passaporte português talvez nem possa te auxiliar em algo na fila da imigração, pois pelo que lembro lá não existe aquela diferença para ‘UE e não UE’. A Ucrânia não é membro da União Europeia, pelo que me parece.
Você pode sim encontrar dificuldade com idioma, mesmo o inglês.
Kiev em si é totalmente “adaptada”, com placas em inglês no metrô e em atrativos turísticos. Porém… as pessoas podem não falar ou entender o que falamos.
Se você for para uma região mais longe da capital ou de cidades importantes, pode ser pior. Mas isso não é motivo para não irmos, não é mesmo?
Espero que possa te ajudar com minhas dicas.
Fique à vontade para perguntar o que quiser. Desculpe, novamente, pela demora em responder.
Gostaria de fazer um pedido: eu tenho alguns parceiros no blog, como empresas de seguros viagem, passeios e também com o Booking.com. Se você puder fazer as reservas de hospedagem pelo blog, eu recebo uma comissão que ajuda a manter o site no ar. Então, tenho alguns links espalhados pelo post. Se você puder usá-los, eu te agradeço imensamente.
* Uma dica sobre dinheiro: troque euros/libras por hrvínias nas casas de câmbio. Não use as máquinas do aeroporto de Boryspil. A cotação não é favorável.
* Uma dica sobre hospedagem: um local muito legal é o bairro de PODIL.
* Uma dica de comida: experimente a culinária ucraniana. Pena que não lembro o nome dos pratos que mais gostei.
* Uma dica para a chegada ao aeroporto de Boryspil (BBP): só aceitam Hrvínias no ônibus direto aeroporto/centro. Pague no máximo 4 Euros, nada mais que isso (eles aceitam). Não confie nas conversões deles.
Abraço e boa viagem!!! (se quiser, deixe suas redes sociais para eu acompanhar a viagem 🙂 )
Posso levar REAL e trocar na casa de câmbio pelas hrvinias? Ou o câmbio lá é apenas com dolar/euro?
Olá!!! Eu não achei cada se câmbio que trocasse Reais por Hrvínia. E eu fiquei no Bairro Podil, um dos mais turísticos.
Não cheguei a trocar no centro… Talvez tenha algo diferente por lá… Masssss… EU ACREDITO que não encontre lugares que trocam Reais. Somos poucos indo pra lá par aquela região. O mesmo vale para os países limítrofes, como Lituânia, Belarus, Letônia…
Valeu cara!! Tinha essa dúvida e não encontrava em nenhum canto alguém que respondesse. Está nos meus planos visitar Kyiv, já estava feliz achando que poderia fazer o câmbio com o real visto que a moeda de lá é bem desvalorizada kkk, porém terá que ser mesmo em euro ou dolar. Valeu!!!!
Se precisar de mais ajuda, é só dar um toque aqui ou no Instagram.com/embarcandoblog