O que fazer em Sofia: 24 horas na capital da Bulgária
A Bulgária é um país pouco conhecido pelos brasileiros. Mesmo com as facilidades que a Internet proporciona, não é comum encontrar relatos sobre a Bulgária, mesmo sobre a Capital Sofia.
Longe de ser o lugar mais procurado pelos viajantes brasileiros, a capital búlgara também NÃO ESTAVA em meus planos para as próximas viagens.
Para entrar na Bulgária é necessário contratar um
SEGURO VIAGEM.
Contrate COM DESCONTO aqui no Embarcando.com e
viaje tranquilo(a)!
Neste post você encontra:
Por quê fui para a Bulgária
Por uma estratégia de roteiro, coloquei a Bulgária em meu caminho este ano. A localização do país é ótima para quem viaja pelos pela península balcânica, Turquia e até mesmo Grécia e Chipre.
E foi justamente com a possibilidade de colocar os Bálcãs ou o Chipre em meu roteiro que decidi comprar passagem de volta para o Brasil partindo da Bulgária.
(Sim, comprei as passagens de ida e volta e depois organizei o roteiro. Inclusive decidi parte dele lá na Europa mesmo, quando estava na Polônia)
A localização de Sofia é excepcional para quem viaja por terra ou pelo ar. A capital da Bulgária está situada no oeste do país e o aeroporto de Sofia (SOF) recebe voos de vários países europeus e do Oriente Médio.
→ Você sabe o que significam os códigos dos aeroportos?
Primeiras impressões sobre Sófia
Com a passagem comprada, Sófia então seria parada obrigatória nesta Eurotrip que teve também Alemanha, Ucrânia, Lituânia, Belarus, Chipre e uma breve passagem pela Polônia.
Somente quando já estava indo para a Bulgária foi que lembrei que não sabia nada sobre o país. Na correria da viagem não lembrei de pesquisar sobre o último destino.
Sofia é uma cidade não muito grande, ótima para andar. Além disso, minha hospedagem estava muito bem localizada. Assim, percebi que não precisaria de muito esforço para descobrir o que fazer em Sofia.
Realmente esta impressão estava correta. Sofia é uma cidade compacta e que proporciona facilidade de locomoção através de seu metrô e, principalmente, à pé.
O Centro de Sofia abriga as principais atrações para se conhecer em uma passagem rápida pela capital búlgara. A vontade é de ficar mais tempo lá.
Chegando em Sófia
Ao chegar no aeroporto de Sófia, aproximadamente às 11 da manhã, fui facilmente de metrô até o hotel.
Tive que sacar a moeda local, o Lev (BGN) para pagar o transporte e usar em minha curta estadia. Saquei 100 Lev, o equivalente, na época, a R$ 223,46. Saquei muito, já que depois que percebi que a moeda búlgara vale mais do que a nossa.
A estação de metrô fica logo na saída do aeroporto, o que facilita muito a chegada do viajante a Sofia.
Existem apenas duas linhas de metrô na cidade. Mas demorei um pouco para me localizar e voltar a ler alfabeto cirílico, já que havia passado uma semana no Chipre antes de ir para a Bulgária e lá tudo é em grego ou turco.
Fiquei hospedado no Hotel Central Point Boutique, próximo à Estação Universidade de Sofia/Sofia University, ou софийски университет em búlgaro. Se você quiser arriscar a pronúncia, é algo como “sofiĭski universitet”. →Você pode consultar os mapas do Metrô de Sofia aqui.
→ RESERVE AQUI ESTE E OUTROS HOTEIS E
APARTAMENTOS EM SOFIA
Deixei as bagagens e fui tentar desbravar a cidade. Fui descobrir o que fazer em Sófia em 24 horas de estadia (meu voo para Londres e depois para o Brasil seria no dia seguinte à tarde).
O que fazer em Sófia em 24 horas
1 – Catedral de Alexandre Nevsky
Sem sombra de dúvida, esta catedral é o maior símbolo da capital búlgara. Principal cartão postal de Sofia, vale a pena admirar a catedral de qualquer ângulo. Prepare a câmera.
É uma igreja ortodoxa em estilo neobizantino que abriga também um museu em seu subsolo.
A grandiosidade da catedral impressiona e suas cúpulas verdes e douradas dão um toque especial a este ícone búlgaro.
Está localizada no Centro de Sófia, cercada por ruas de paralelepípedos.
2 – Sedes do Governo da Bulgária
Conselho de Ministros é a principal autoridade do poder executivo na República da Bulgária. É composto pelo Primeiro Ministro da Bulgária e todos os ministros especializados.
Logo em frente está o “Palácio do Governo” búlgaro. É um ponto obrigatório em uma passagem rápida por Sófia.
Vale a pena tentar assistir à troca da guarda do palácio. É uma troca mais discreta que de Santiago do Chile, Londres ou Lima, no Peru. Mas vale a pena ver e registrar este momento.
Precisa de um hotel em Sofia? Reserve AQUI ↓↓↓
Booking.com3 – Igreja Ortodoxa Russa de São Nicolau
É uma igreja pequena, mas, como toda igreja ortodoxa russa, muito bela por fora e por dentro. Completa o cenário um pequeno jardim.
Suas cúpulas douradas e seu telhado verde chamam a atenção de quem passa em frente, mesmo ela ficando em um recuo e rodeada por árvores da pequena área verde de seu entorno.
É dedicada ao mais famoso nome da Igreja Ortodoxa Russa, São Nicolau. Saindo da igreja, à direita, encontramos a cripta dedicada a um certo Bispo de nome Serafim.
Diz-se que o bispo prometeu aos fiéis, antes de morrer, levar seus pedidos até Deus. Então, deixe aquele pedido especial quando visitar a cripta.
4 – Instituto Arqueológico Nacional da Bulgária
Localizado bem próximo ao Palácio do Governo, o Instituto Nacional e Museu de Arqueologia da Bulgária.
Instalado em uma antiga mesquita histórica, lá são encontradas peças e relíquias que remontam a história do povo búlgaro.
O Museu não é muito grande, mas possui artefatos muito interessantes e raros dos tempos da dominação romana e das culturas grega e da Macedônia.
As explicações são claras e diretas. É um espaço muito agradável de se visitar, principalmente para os amantes da arqueologia. Eu não sou tão chegado, mas gostei muito da experiência.
A entrada é gratuita todo último domingo do mês. Em dias normais, o valor para visitação é de 10 Lev, cerca de R$ 23,50 (cotação de 08/11/2019).
Horários de visitação:
maio a novembro – das 10 às 18hs
novembro a abril – das 10 às 17hs
Entre o Natal e Ano Novo não abre.
5 – Universidade de Sofia St. Kliment Ohridski (Софийския университет “Св. Климент Охридски”)
Um prédio da segunda década do século passado abriga a mais antiga Universidade da Bulgária.
Fundada em outubro de 1888, dez anos após a libertação da Bulgária do Império Otomano, a Universidade de Sofia é a mais importante do país. possui mais de 18 mil metros quadrados de área, 14 mil alunos e mais de 15 cursos.
Na parte da frente do prédio encontramos duas estátuas: trata-se de homenagem aos maiores apoiadores financeiros para a criação da Universidade, os irmãos Evlogi Georgiev e Hristo Georgiev.
Precisa de um hotel em Sofia? Reserve AQUI ↓↓↓
Booking.com6 – Antiga sede do Partido Comunista Búlgaro
O prédio onde funcionava a sede do Partido Comunista da Bulgária se tornou uma atração turística em Sofia.
Hoje o local abriga escritórios do Governo Búlgaro e a Sophia Hall, que recebe shows e apresentações beneficentes.
A arquitetura que remete ao período comunista se destaca no edifício. Com formato semelhante ao de um foguete, o prédio possuía uma estrela vermelha em seu topo.
Em 1990, após uma tentativa de incêndio ao edifício, a estrela foi removida apressadamente. Posteriormente, o símbolo comunista foi substituído pela bandeira da Bulgária.
7 – Monumento em homenagem ao Exército Soviético
Este é um dos mais importantes monumentos históricos da capital da Bulgária. É composto por um soldado do Exército Vermelho erguendo uma arma em sinal de comemoração junto a um trabalhador e uma mulher som uma criança de colo.
É, de certa forma, contraditório. Digo isso porque a Bulgária viveu uma fase cruel de sua história quando esteve sob o comando do Partido Comunista Búlgaro, após uma aliança com a União Soviética.
Um pouco de história
Em 1944 partidários do Exército Vermelho da URSS entraram na Bulgária com o aval do partido dominante à época.
O domínio perdurou até 1989, quando a União Soviética “perdeu força. Neste período (1944 – 1989), até campos de trabalho forçado eram utilizados como destino (último) de opositores e enfrentadores.
Relembrando um pouco dessa história, me parece estranha a quantidade de monumentos e figuras representativas, alusivas ou que homenageiam os tempos de domínio soviético (ou influência).
Ao redor do monumento em homenagem ao Exército Russo, outras obras remetem a um tempo que parecia (ou queriam fazer parecer) perfeito.
Em uma das faces do monumento principal (aquele com o soldado comemorando a vitória), existe uma representação de aguerridos homens indo juntos à luta, em uma mensagem de união.
Em frente ao monumento maior, encontrei uma representação de convivência pacífica e amistosa entre um homem comum e um soldado do Exército Soviético. Mais uma amostra de cena comum em meio ao regime comunista que vigorou na Bulgária.
Bancos e pista de skate improvisada completam o cenário do Jardim Knyazheska. Muitos jovens frequentam a praça, talvez pela proximidade da Universidade de Sofia, o que facilita a presença deste público.
Outras esculturas estão espalhadas pelos jardins do local. Figuras lúdicas como animais divertidos e representação de crianças brincando trazem um pouco de leveza ao ambiente carregado de história.
Cruzando a área verde, encontramos o Estádio Nacional da Bulgária, que leva o nome de Vasil Levski. Não vou me estender na apresentação.
Consultando suas fontes, soube que Levski é considerado herói nacional do País. Ele foi um revolucionário que liderou a libertação da Bulgária do domínio do Império Otomano.
Conheci o Estádio Nacional e tive a sorte de assistir um jogo, como vou contar logo abaixo.
8 – Estádio Nacional Vasil Levski
Para quem gosta de futebol, assistir a uma partida em um país diferente é uma grande experiência.
Podemos conhecer o estádio, a organização, ver a atuação das torcidas e o futebol daquele país. Foi o que fiz m meu último dia em Sofia este ano.
Não que haja grandes coisas para visitar no estádio, mas a experiência diferente vale a pena. A gente volta com uma história a mais para contar.
Eu fiz o relato da minha visita ao Estádio Vasil Levski e do jogo que assisti por lá. Confira aqui como é assistir a uma partida de Futebol na Bulgária
Para entrar na Bulgária é necessário contratar um
SEGURO VIAGEM.
Contrate COM DESCONTOaqui no Embarcando.com e
viaje tranquilo(a)!
9 – Vitosha Boulevard
Sabe aquele calçadão com lojas e restaurantes por todos os lados e muita gente caminhando por ele? O Boulevard Vitosha é este lugar em Sofia.
Trata-se de um espaço exclusivo para pedestres, onde se concentram lojas de vários tipos, bares e restaurantes, sempre com bom público e muita diversidade de opções.
Ali podemos encontrar comida típica búlgara, produtos locais e aquela lembrancinha pra trazer da viagem. Vale a pena caminhar por todos seus 2700 metros que se estendem desde a praça St Nedelya até o Southern Park.
10 – South Park
Em uma das extremidades do Boulevard Vitosha está o South Park. O local é um dos mais populares parques de Sofia.
O parque possui boas opções para diversão de crianças, além de bares e lanchonetes em meio a jardins e esculturas
11 – Parlamento Búlgaro
O prédio do Parlamento Búlgaro fica próximo à Universidade de Sofia. Preserva um estilo da época do comunismo e se destaca pela beleza.
Infelizmente não entrei e não localizei informações sobre possíveis visitas. Se eu conseguir estas informações, atualizo o post.
12 – Banco Nacional da Bulgária
Não é um grande ponto turístico, mas sim um prédio que chama a atenção próximo ao centro turístico de Sofia.
Trata-se de um banco fundado em 1879 e que em 2007 passou a integrar o sistema de bancos centrais europeus. Se destaca o relógio na faces da parte mais alta do edifício, além de sua arquitetura “quadrada”.
PEDIDO ESPECIAL
O Blog Embarcando.com tem alguns parceiros que garantem preços mais baixos para o planejamento da sua viagem.
– Você pode: reservar hotéis através do Booking.com (use este link)
– Além disso, você pode contratar seguros viagem com desconto (basta utilizar este link e o CÓDIGO PROMOCIONAL: EMBARCANDO5 .
– Já se você quiser viajar conectado por países do mundo todo, adquira um chip da EasySIM4You. Eu usei e indico! Compre AQUI o chip de viagem para seu celular.
– Temos também o chip da YES Brasil. Adquira AQUI o seu!
– COMPRE AQUI seus passeios e ingressos para atrações em todo o mundo SEM PEGAR FILA!